sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Violência: efeito bola de neve

Não é de hoje que ouvimos a expressão "violência não se resolve com violência", mas de que adianta repetir se essa é a essência do ser humano? A violência é como uma bola de neve que ao rolar de uma montanha de gelo, só tende a aumentar...


No caso de Paraisópolis, o protesto que acabou se tornando um caos no meio de tanto vandalismo, era pra ser pacífico, mas depois de tanta repressão e injustiça contra os moradores da favela, uma simples pedra jogada viraria motivo para um quebra-quebra generalizado. Os casos de abuso da violência contra os moradores e a morte de um morador TRABALHADOR muito querido na favela, ocasionaram tudo isso. A polícia ainda mantém a ilusão de que irá acabar com todos os problemas da favela com a repressão brutal.


Outro fato recente que se encaixa muito bem aqui, é o desenrolar do caso Rihanna. Seu namorado Cris Brown agrediu a cantora gravemente, ok isso todo mundo já sabe, mas fontes afirmam que Cris Brown sofreu violência quando era criança. Não quero apresentar esse fato como justificativa para o ato inaceitável do cantor, mas pessoas com histórico de abusos ou torturas, tendem a serem violêntas na maturidade. Como se já não bastasse (sim, não acabou), Jay-Z, amigo de Rihanna, afirmou que Cris Brown é um homem morto.


Agora me diz, onde é que essa bola de neve vai parar? Parece mesmo que a irracionalidade é o nosso forte...

E tem gente que acha que o BOPE é a solução...

5 comentários:

  1. é verdade violencia gera mais violencia, mais tem que ver tbm o lado dos policiais .
    Se eles forem com calma morrem ;D
    abraço



    http://www.downovidades.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, meu velho. Também não faço idéia de onde isso vai parar. Mas busco fazer minha parte educando meus alunos. Só que as escolha quem faz são eles. E é isso. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nossa onde vamos parar, mesmo!
    Essa do Cris Brown, juro que não sabia em que mundo eu vivo?
    Chama o Capitão Nascimento e diz pro povo não subir o morro... Esse meu pais... Jesus volta ( e não é o namorado da Madonna).

    ResponderExcluir
  4. Nossa Italo, é mesmo! Eu sinceramente acho que governo não resolve nada! Se resolvesse a gente chamava de ditadura! (:D) Mas sério, eu acho que pra resolver esses problemas a gente(o povo) precisa de muito amor! Não precisa abraçar o mundo inteiro com esses braços curtinhos não! Abraçando o pai, a mãe, os irmãos e as pessoas que ficam perto de ti durante o teu dia já é o suficiente! Beijo, se puder retribuir o coment, ficaria muito feliz!;)

    ResponderExcluir
  5. Olha que esse caso de Paraisopolis começou por algo mto pequeno que como todos os casos pequenos sempre acaba em catástrofe, violência e Datena claro!
    No caso da Rihana, bem,Chris eh jovem demais pra uma fama mto repentina, mtas futilidades, e tb o caso de abuso na infancia num ajuda, vira tudo bola de neve...
    O blog eh otimo! passarei mais vezes!
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, elogie, questione, xingue, critique...